Home Page · Mapa do Site

Bovinos

Vacas de raças Frisia e Mertolenga.

"Rafaela" é o nome da nossa vaca de raça Frisia, cedida através de um protocolo celebrado entre a CML e a CMVFX. Também conhecida por turina, é facilmente identificada pelo seu padrão malhado.

"Valéria" é o nome da outra vaca de raça Mertolenga, de pelagem predominantemente de cor rosilho, cedida através de protocolo celebrado entre a CML e DRAP.

 


Voltar

Equídeos

O Burro "Buxo"  de raça Mirandesa.   

O burro "Buxo" de raça Asinina de Miranda do Douro chegou à QPO em 2007, na sequência de um protocolo de colaboração entre a CML e a AEPGA, para promover e divulgar a 1ª raça portuguesa a ser protegida pela União Europeia, por constituir património genético, ecológico e cultural único. 

 

O Burro "Jagoz" da Graciosa   

Chama-se "Jagoz" e é um burro da Graciosa, de 19 anos de idade. Doado pela GNR chegou à Quinta em 2017. Esta raça, foi reconhecida em junho de 2015 pela União Europeia como raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção. Existem, atualmente, apenas entre 70 a 100 exemplares desta raça.

 

 O Cavalo "Lanceiro" de raça Lusitana   

O nosso cavalo ruço de nome "Lanceiro" representa a mais famosa de todas as raças portuguesas - o Cavalo Lusitano.

 Voltar

Ovinos

Rebanho de ovelhas de raças Merino Preto, Cruzada e Campaniça.

O Merino Preto é uma raça em vias de extinção, com a particularidade genética que se manifesta por pigmentação preta e pouca corpulência

  

  

 

 

Caprinos

Rebanho de cabras de raça Algarvia.

Esta raça, descendente da Charnequeira Algarvia e da Alpina Espanhola, apresenta algum perigo de extinção. 

 

Voltar

Suínos

Porcos de raças Bísaro

O porco Bísaro representa uma raça autóctone, originária da região norte de Portugal e com origens no tronco Céltico.

Aves - Várias raças

O cisne "Duque"

O animal mais antigo na Quinta é o “Duque”, um cisne negro australiano, que vive na Quinta desde que esta abriu, em Abril de 1996.

Na Quinta existem outras aves exóticas, tais como periquitos, galinhas Sedosas do Japão, pombos capuchinho e pavões. E como em quase todas as quintas, nesta também há galinhas e patos de várias raças e gansos comuns.

  

  

  

 

Voltar

Coelhos - Várias raças

Na Quinta existem coelhos de várias raças cruzadas, como anões, angorá e carneiro.

Eles gostam muito de se esconder nas "tocas" existentes na coelheira.

  

Outros animais

Os hóspedes da "Casa do Vicente"

Desde 2018, e no âmbito de uma parceria entre a QPO e a Casa dos Animais de Lisboa (CAL), a "Casa do Vicente" é regularmente ocupada com animais para adoção.

É assim, o contributo da Quinta  para a sensibilização e promoção do trabalho desenvolvido pela CAL, que tem  também dezenas de animais que necessitam de um dono que lhes dê uma nova vida.

Para quem não conheceu o "Vicente" fica o registo de que era o cão da Quinta, um rafeiro (cruzado de labrador/desconhecida) adotado com 3 meses em 2007 e que desapareceu em 2017. Na altura, entre as muitas sugestões recebidas pelo nosso público quanto ao nome a atribuir ao cachorro, foi escolhido o nome de VICENTE, que honra os corvos negros que enfeitam o símbolo da Cidade.

 

  

 Os Gatos "Farrusco" e "Farrusco Júnior"

O primeiro, foi-nos oferecido em Fevereiro de 2010, e desde então acha-se dono da Quinta: tanto podemos encontrá-lo no Celeiro,

O outro, o Júnior, simplesmente apareceu um dia, ocupou uma cadeira, e foi ficando. É mais discreto, mais independente, mas mais meigo, e é comum encontrá-lo a passear fora da Quinta, nas redondezas mas regressando sempre a casa ao final do dia.

Programa Família

Initiates file download

 

Notícias

TOP 5!!!!!

E uma vez mais, em 2018, a Quinta Pedagógica dos Olivais foi preferida pelas famílias portuguesas: está entre as 5 melhores atividades de fim-de-semana em Lisboa. Obrigada pela Vossa preferência!

ver mais

Esperamos o seu voto no Pumpkin Awards 2018

A Quinta Pedagógica dos Olivais chegou à fase final ...

ver mais

Informações

                 
Localização  Horários  Marcações