Home Page · Mapa do Site

De Miranda do Douro para Lisboa… Burro Mirandês na Quinta Pedagógica

Através de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, a Quinta Pedagógica dos Olivais recebeu em 2007 um exemplar masculino da raça Asinina de Miranda, ou seja, um Burro de Miranda do Douro. Este animal viajou directamente de Miranda do Douro até à Quinta Pedagógica de Lisboa, com o principal objectivo de promover e divulgar esta raça, a primeira espécie em Portugal a fazer parte do grupo de raças autóctones asininas, protegidas pela União Europeia.

 

Fundada em 2001, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) tem por objecto social a protecção e promoção do Gado Asinino, em particular a raça autóctone de asininos das Terras de Miranda - Burro de Miranda. Esta associação pretende contribuir para o melhoramento genético e criação de um conjunto de animais de características semelhantes, que actualmente sobrevive no Planalto Mirandês.

 

Com a vinda deste burro mirandês, a Quinta Pedagógica dos Olivais associa-se à AEPGA na sua função de preservação e aproveitamento desta raça autóctone, de forma a salvar um património genético, ecológico e cultural único no nosso país.

 

A Quinta Pedagógica dos Olivais pretende, cada vez mais, assumir um papel determinante na promoção e reconstituição da imagem de ruralidade do nosso país. Um dos principais objectivos do trabalho desenvolvido na Quinta é a divulgação e valorização das raças autóctones e do nosso património cultural, histórico, genético e ambiental, pretendendo-se, neste caso concreto valorizar da imagem do burro, particularmente do Burro de Miranda, como forma de estimular o interesse público para o problema da sua extinção.


Programa Família

Notícias

ALTERAÇÃO HORÁRIO_ funcionamento da QPO ao FIM SEMANA

Aos fins de semana, a Quinta Pedagógica dos Olivais encontra-se aberta apenas no período da manhã, </s...

ver mais