Home Page · Mapa do Site
Você está aqui: Quinta Pedagógica

Notícias

Semana da Terra
16-04-18





 

Como forma de sensibilizar para as consequências da poluição para o nosso planeta, em 1970 foi criado o "Dia Mundial da Terra", que se celebra a 22 de abril.

A partir de amanhã, com a participação de mais de 300 alunos inscritos  (do pré-escolar, 1º ciclo e ensino especial), a Quinta Pedagógica dos Olivais vive a "Semana da Terra".

Neste “Ano Europeu do Património Cultural”, privilegiaremos o contacto com ofícios tradicionais ligados à terra e aos animais, e mostraremos usos, costumes e tradições da vida rural, dos trajes regionais às ferramentas utilizadas nos diferentes trabalhos.

Os alunos poderão ficar a saber algumas curiosidades sobre ofícios tradicionais ligados à vida rural que aqui estarão representados, como é o caso do agricultor, ceifeira, cesteiro, ferrador, padeira, tecelã e veterinário.

Também teremos danças regionais, todas as tardes, pela “A Menina Dança?”, uma colaboração do Município de Loures através do seu Departamento de Cultura, nomeadamente o Serviço Educativo Museu de Loures. Para além desta colaboração, contamos também com as da APEDV - Associação Promotora de Emprego para Deficientes Visuais, cujos utentes mostrarão a sua arte na cestaria, e a Escola Artística António Arroio, que nos emprestará um tear.

Nesta “Semana da Terra”, na 5ª feira, dia 19, pelas 11h00, faremos ainda a entrega dos prémios aos vencedores dos dois Concursos do Programa Escola deste ano letivo, o XI Concurso de Espantalhos e o XI Concurso de Histórias Infantis, cujos temas eram, respectivamente, “Trajes Típicos da Europa” e Festividades Rurais”.

 








<- Voltar a :