Home Page · Mapa do Site

Raças autóctones? Na Quinta?

 

Sabes o que é uma raça autóctone? Que palavrão, não é?

 

Um dos objetivos da Quinta é divulgar as raças portuguesas de pecuária, por isso são muitos os animais autóctones aqui residentes. Sabes quantas raças desses animais existem na Quinta? Escolhe entre as hipóteses abaixo qual a correta.

 

 

 

Hipótese 1 – 11 raças autóctones;

 

Hipótese 2 – 7 raças autóctones;

 

Hipótese 3 – 3 raças autóctones.

 

Documentos para descarregar

Desafio2_Racas_Autoctones.pdf

Origami_Porco.pdf


Resposta

A resposta correta é a Hipótese 1 – 11. Existem 11 raças autóctones de animais na QPO:

 

Cavalo raça Lusitana; ovelhas raça Campaniça; cabras raça Algarvia; vaca raça Mertolenga; burros, raças de Miranda e da Graciosa; galinhas raças Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Branca e Amarela e os porcos raça Bísara.

 

Autóctone, significa “Que ou o que é natural do território onde vive”, e o seu antónimo é alóctone. São termos muito utilizados na descrição da biodiversidade de uma região. Por vezes utilizamos também os termos "espontâneo" e "exótico" com essa intenção.

 

Estas raças de animais desenvolveram-se em zonas específicas do nosso país e a maior parte está ameaçada ou em risco de desaparecimento. Isso deve-se ao facto de existirem cada vez menos agricultores/criadores e pastores que com a idade avançada vão desaparecendo, ou vão desistindo devido à falta de alimento causada pelas secas prolongadas ou pelos incêndios, levando à perda de uma parte importante da biodiversidade do nosso país. Por isso, entendemos que a Quinta deve privilegiar a presença de animais destas raças para que as possas conhecer e ajudar a preservar. Na tua próxima visita, experimenta reconhecê-las.

 

Outros recursos

Recursos “em linha” para ficares a saber um pouco mais:  

 

  • Catálogo oficial de raças autóctones Portuguesas da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)

Clica aqui para abrires outra janela.  

 

  • Centro Interpretativo das Raças Autóctones no Parque Biológico de Vinhais 

Clica aqui para abrires outra janela.